Conheça os equipamentos utilizados no seu projeto:
 

Atenção: o equipamento mínimo necessário para a operação de qualquer parede de escalada é o seguinte:

Freio - 1 pç; Cadeirinhas - 2 pçs; Mosquetão com trava - 2 pçs; Corda - conforme altura da parede

A não utilização desta quantidade mínima compromete sensívelmente a segurança!

 

 
Freio Auto-blocante (GriGri)

O freio tem a função de travar a queda do escalador e controlar a velocidade da corda durante a decida do mesmo. Nossos orçamentos incluem um modelo auto-blocante que trava automaticamente assim que o peso do escalador estica a corda. Com isso não dependemos de 100% da atenção dos monitores pois com este equipamento a queda sempre será bloqueada como o cinto de segurança dos automóveis.

Opcionalmente pode-se utilizar um freio manual porém, o monitor deve estar treinado e 100% atento durante o período de utilização do equipamento.

 

 
Cadeirinha
 
 

A cadeirinha, como é popularmente conhecida no meio da escalada aqui no Brasil, é um cinto de segurança que sustenta o escalador em caso de queda e ajuda a distribuir o impacto da queda pelo corpo do mesmo.

Confeccionada com fitas de nylon de alta resistência, possui várias formas construtivas e regulagens que variam de fabricante para fabricante. Devem possuir homologação de entidades Certificadoras ( UIAA, CE).

 
Cuidados Gerais:
 

Proteja a sua cadeirinha, tanto quanto possível, da luz direta do sol e do calor (ambos podem tornar o nylon quebradiço).

Conserve-a longe de substâncias agressivas como: ácidos, agentes oxidantes e alvejantes.

Mantenha sua cadeirinha o mais limpa possível, em um lugar seco longe dos raios solares.

 
Limpeza:
 
Quando a cadeirinha estiver suja, tente lavá-la apenas com água corrente. Se isto não remover as partículas de sujeira, lave-a à mão em água fria usando sabão neutro. Enxágüe em água corrente. Deixe secar à sombra . Após cada lavagem, cheque a cadeirinha cuidadosamente para certificar-se de que as costuras estão intactas.
 
Inspeção:
 
Verifique sua cadeirinha regularmente. Preste especial atenção nas costuras, fivelas e pontos de amarração. Substitua sua cadeirinha quando os sinais de uso forem visíveis, tais como: fadiga, abrasão, ou após uma queda severa. Depois de algum tempo, os pontos de amarração podem ficar felpudos. Não há problema.
 

 
Mosquetão com Trava
 
 

Os mosquetões são aneis metálicos feitos com uma liga de alumínio de alta resistência. São elementos de conecção largamente utilizados na escalada. Possuem um gatilho que permitem abertura, além de vários formatos cada um com uma finalidade específica, normalmente sua carga de trabalho gira em torno de 500 kgf e carga de ruptura de 2200 a 2600 kgf.

Utilizados para conectar o escalador à corda (na segurança em Top-Rope) e o segurador (monitor) ao freio. Devem obrigatoriamente possuir uma trava que impede sua abertura.

 
Recomendações gerais:
 
Mantenha seus mosquetões limpos e sem arestas que possam danificar a corda. Para remover esta aresta use lixa grana 220-400, se isto não adiantar, destrua o mosquetão. Não guarde mosquetões danificados, você poderá usa-lo por engano e sofrer algum acidente durante a escalada.Sempre limpe e lubrifique os mosquetões após o contato com água salgada ou maresia.
 
Limpeza:
 

Limpe o gatilho na região articulada, soprando o pó e a sujeira. Se uma limpeza adicional for requerida, lave o gatilho em água quente com detergente neutro. Enxágüe bem e lubrifique a articulação com pó de grafite ou WD-40. Retire o excesso de lubrificante.

Obs: O uso do pó de grafite ou outro lubrificante seco, conserva a limpeza por mais tempo impedindo o acumulo de sujeira.

 
Conservação:
 
Mantenha todos os mosquetões longe de umidade ou maresia, equipamentos ou roupas úmidas e também agentes químicos.
 
Inspeção:
 
Cheque seus mosquetões regularmente e verifique rachaduras e corrosão. Tenha certeza de que o gatilho abre e fecha apropriadamente. Se o gatilho não funciona apropriadamente ou está torto, separe o mosquetão. Mosquetões que sofreram grandes quedas também devem ser rejeitados.

 
Corda de escalada
 
 

Inevitavelmente, a queda faz parte da da vida de um escalador. As cordas são então, um dos mais importantes equipamentos na escalada. Para o nosso caso utilizaremos cordas estáticas que possuem elasticidade entre 2 e 4 % pois iremos sempre trabalhar em Top-Rope. Neste caso a corda vem pelo topo da parede e o escalador se conecta a ela com o mosquetão. Durante a subida o segurador vai recolhendo a corda com o uso do freio mantendo-a levemente esticada e se houver queda o impacto é mínimo.

 
Cuidados básicos com a corda:
 
Conserve sua corda limpa : Grãos de terra e arreia são extremamente abrasivos para as cordas. Tente mante-la fora do chão. Evite pisar na corda, este ato favorece a penetração da sujeira na alma da corda.
 
Limpeza correta: Lave a corda em água fria com sabão neutro (nunca detergente). Enxágüe abundantemente e seque ao ar. Nunca use alvejantes e máquina de secar. Guarde a corda solta em uma bolsa quando não estiver em uso, longe do calor, luz do sol e produtos químicos.
 
Use a corda corretamente: Cordas de escalada são projetadas somente para escalar. Não use a sua corda para qualquer outra coisa, tal como rebocar carros, etc.
 
Use técnicas de rappel apropriadas: Esqueça os rapeis que voce viu no cinema. Altas velocidades de descida superaquecem o sistema de freio e a corda danificando suas fibras.
 
Cheque seu equipamento cuidadosamente: Antes de cada escalada cheque a corda com relação aos sinais de abrasão ou cortes na capa. Aproveite a ocasião e cheque os outros equipamentos, isole qualquer coisa que pareça danificada
 
Tempo de duração da corda:
 

A vida útil da corda depende da sua freqüência de uso e de quanto ela é exigida. Corda não é barata, muito menos sua vida. Siga estas recomendações básicas quando os sinais de uso não forem visíveis:

Uso ocasional: Substitua a cada 5 anos ou conforme recomendação do fabricante.

Uso nos fins de semana: Substitua a cada 2 anos.

Após uma queda severa: Substitua sus corda após qualquer queda severa. Substitua também, se ela perder a elasticidade ou estiver com a capa cortada.

Em dúvida?: Se voce não tem certeza substitua a corda.

Nota importante: Mantenha um histórico da corda que o ajude a saber o que aconteceu com ela. Lembre-se: é sua responsabilidade saber a história da corda que voce está usando, para determinar quando substituí-la.

 
 

(11) 8351-0404